🎮💥Após nova onda de demissões, Microsoft cancela Perfect Dark e encerra estúdio The Initiative
- UMA TV
- 2 de jul.
- 3 min de leitura
Título promissor da divisão Xbox é abandonado após anos de problemas internos
A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (2) uma nova rodada de demissões em massa que atingiu diretamente a divisão Xbox. Como consequência, o estúdio The Initiative foi encerrado e o tão aguardado reboot de Perfect Dark — que vinha sendo desenvolvido pelo estúdio — foi cancelado oficialmente.
Segundo apuração do jornalista Jez Corden (Windows Central), mais de mil funcionários foram desligados nesta nova onda de cortes, que também impactou outros estúdios da empresa, incluindo a Rare, responsável pelo cancelamento de outro projeto ambicioso: Everwild.
The Initiative: um estúdio promissor que nunca entregou
Fundado em 2018 como um “super estúdio” da divisão Xbox Game Studios, The Initiative foi apresentado como um dos pilares da nova geração do Xbox. Reunia profissionais veteranos com passagens por empresas renomadas como Naughty Dog, Rockstar, BioWare, Blizzard e Santa Monica Studio. A liderança ficava a cargo de Darrell Gallagher, ex-diretor da Crystal Dynamics (Tomb Raider).
A missão inicial era clara: reinventar a clássica franquia Perfect Dark para uma nova geração de consoles. No entanto, desde o início, o desenvolvimento foi marcado por problemas estruturais, alta rotatividade de funcionários e falta de uma direção criativa coesa. Mesmo com o apoio da própria Crystal Dynamics como co-desenvolvedora, o projeto nunca engrenou de fato.
Anos de silêncio e um trailer que chegou tarde
Após anos de rumores e atualizações esporádicas, a primeira apresentação oficial de Perfect Dark aconteceu apenas em junho de 2024, durante o Xbox Games Showcase. O trailer de gameplay trouxe expectativa de um reboot mais sério e com pegada sci-fi moderna, mas a recepção morna já indicava que o projeto estava longe de pronto.
Fontes internas relataram que, mesmo após a exibição pública, o game ainda estava em fase pré-alfa, com pouca coesão entre os sistemas de jogo e muitas decisões de design sendo reavaliadas constantemente.
Reestruturação e corte de perdas
Em comunicado obtido por Jez Corden, Matt Booty, chefe da Xbox Game Studios, afirmou que a decisão faz parte de uma reestruturação para “ajustar prioridades e direcionar recursos de maneira mais eficaz”.
“Essas decisões refletem um esforço maior para preparar nossos times para um futuro sustentável e competitivo em um cenário que muda rapidamente. Sabemos que cada projeto representa anos de trabalho, e não tomamos essas decisões de forma leviana”, declarou Booty.
A Microsoft tem enfrentado crescentes pressões internas para demonstrar resultados concretos dentro de sua estratégia de jogos — especialmente após aquisições bilionárias como a da Activision Blizzard. O cancelamento de Perfect Dark e o fim da The Initiative marcam um revés considerável na tentativa da empresa de expandir sua linha de IPs exclusivas.

Impacto na comunidade e futuro da franquia
Para os fãs, o cancelamento de Perfect Dark representa mais do que o fim de um projeto: é a segunda vez que a franquia tenta retornar e não consegue se estabelecer com sucesso. Lançado originalmente para o Nintendo 64 em 2000 e revivido no Xbox 360 em 2005 (Perfect Dark Zero), o jogo é um dos nomes clássicos da era Rare, e sempre carregou uma legião de fãs nostálgicos.
Com o fechamento da The Initiative e o abandono do reboot, o futuro da IP é novamente colocado em espera indefinida — e talvez definitiva.
Crise silenciosa na indústria
O caso de Perfect Dark não é isolado. A indústria dos games vem enfrentando um período de instabilidade sem precedentes, com dezenas de estúdios independentes e grandes publicadoras cortando custos, reduzindo equipes e cancelando projetos de médio e grande porte.
A Microsoft já havia promovido cortes em 2023 e 2024, e o movimento atual reflete um padrão preocupante em toda a indústria: mesmo projetos com grandes orçamentos e talentos de peso não estão seguros.

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